Slavoj Zizek

Slavoj Zizek

Biografia

Um dos intelectuais mais controversos da actualidade, Slavoj Zizek é considerado, por muitos, o Elvis Presley da filosofia. O carisma deste filósofo, crítico cultural e psicanalista lacaniano, candidato em 1990 à presidência da Eslovénia, trouxe-o a Portugal em Novembro de 2014 para receber a Medalha de Honra da Faculdade de Belas Artes do Porto.

Nascido em Ljubljana, capital da Eslovénia, antiga Jugoslávia, a 21 de Março de 1949, Zizek afirma-se como um político radical e um acérrimo crítico do neoliberalismo, além de um comunista complicado. Com mais de 70 livros publicados, afirma que a Filosofia não existe para dar respostas, mas sim para fazer as perguntas certas. Foi a publicação em inglês de The Sublime Object of Ideology, em 1989, que lhe trouxe reconhecimento internacional como filósofo e teórico crítico.

É professor na European Graduate School, investigador no Instituto de Sociologia da Universidade de Ljubljana e professor visitante na Universidade de Columbia, de Princeton, de Nova Iorque e do Michigan.

Nas suas próprias palavras: «Sou filósofo, não profeta. Não tenho respostas para as perguntas que faço, mas faço-as para criticar a nossa sociedade. Também é importante não repetir o que todos os outros estão a dizer.»

Subscreva a nossa newsletter de novidades

Actualidad

Muito mais que Livros

Escuela Cursiva

Descubre los cursos de Slavoj Zizek

Cursos
Mujeres e ilustración

En el ciclo Mujeres e Ilustración en Madrid cinco formadoras compartirán sus procesos creativos para que puedas sacar adelante tu proyecto artístico.

199,00€ Matricularme
Artigo adicionado à wishlist