Lúcia Vicente

Lúcia Vicente

Biografia

Lúcia Vicente nasceu em outubro de 1979, à beira da Ria Formosa, em Faro, numa família cheia de mulheres. Foi a primeira desse núcleo a concluir uma licenciatura. Cedo se questionou sobre o papel da mulher na sociedade e por que razão os livros de História nunca mencionavam mulheres.

Em 1995, criou, juntamente com um grupo de amigos, o coletivo feminista MUPI (Mulheres Unidas Pela Igualdade) e dedicou-se ao ativismo feminista em adolescente. Em 1997, fugiu rumo a Lisboa, onde se licenciou em História e História Cultural e das Mentalidades na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Em 2007, ingressou no mestrado de Estudos de Género da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que nunca terminou por diferenças ideológicas e de pensamentos históricos inultrapassáveis: teimava em olhar a História das Mulheres através dos olhos das mulheres e não pela lente dos homens.

Tem tendência para mudar de poiso de dez em dez anos: a última vez, farta de gente, saiu de Berlim direitinha para um monte alentejano, onde vive com o seu companheiro, a filha e os seus dois cães, o Johnny e o Cash. Ja teve milhões de ofícios. O que mais gosta é de ser autora e dedicar-se ao ativismo e educação para o feminismo.

Em 2018, publicou o seu primeiro livro para criancas, Portuguesas com M Grande, e em 2019, a coleção infantil Sarita Rebelde. Os livros de princesas sempre lhe provocaram urticária. Feminismo de A a Ser, o seu segundo livro, tenta (com dificuldade) educar adultos. A sua frase preferida é #«Morra o patriarcado, morra.

Subscreva a nossa newsletter de novidades

Actualidad

Muito mais que Livros

Escuela Cursiva

Descubre los cursos de Lúcia Vicente

Cursos
Mujeres e ilustración

En el ciclo Mujeres e Ilustración en Madrid cinco formadoras compartirán sus procesos creativos para que puedas sacar adelante tu proyecto artístico.

199,00€ Matricularme
Artigo adicionado à wishlist