no-foto

James Baldwin

Biografia

James Baldwin nasceu em Nova Iorque em 1924, no bairro de Harlem, onde cresceu e estudou.

Partiu para França em 1948, fugindo ao racismo e homofobia do seu país de nascimento. Em 1953 publicou o primeiro romance, Se o disseres na montanha (Alfaguara, 2019), que foi recebido com excelentes críticas. Entre as suas obras mais importantes encontram-se O quarto de Giovanni (Alfaguara, 2020), The fire next time, Going to meet the man, Notes of a native son e Another country. Se esta rua falasse, o seu quinto romance, foi publicado em 1974. A adaptação ao cinema é da responsabilidade de Barry Jenkins, premiado realizador de Moonlight, que recebeu o Óscar de Melhor Filme em 2016.

Destacou-se desde cedo como romancista, ensaísta, poeta e dramaturgo, mas a par disso notabilizou-se como uma das vozes mais influentes do movimento de direitos civis. Foi o primeiro artista afro-americano a aparecer na capa da revista Time. Em 2017, trinta anos após a sua morte, voltou ao palco graças a um documentário baseado na sua obra: I am not your negro.

James Baldwin morreu em 1987 no sul de França, um ano depois de ter sido nomeado Cavaleiro da Legião de Honra Francesa.

Subscreva a nossa newsletter de novidades

Actualidad

Muito mais que Livros

Escuela Cursiva

Descubre los cursos de James Baldwin

Cursos
Mujeres e ilustración

En el ciclo Mujeres e Ilustración en Madrid cinco formadoras compartirán sus procesos creativos para que puedas sacar adelante tu proyecto artístico.

199,00€ Matricularme
Artigo adicionado à wishlist