no-foto

Sua Santidade o Dalai Lama

Biografia

Sua Santidade, o 14.º Dalai Lama, Tenzin Gyatso, descreve-se como um simples monge budista. É o líder espiritual do povo do Tibete e do budismo tibetano. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1989 e a Medalha de Ouro do Congresso norte-americano em 2007. Nascido em 1935 no seio de uma família de agricultores, aos dois anos foi reconhecido como a reencarnação do seu predecessor, o 13.º Dalai Lama. Tem sido um grande defensor de uma ética secular para cultivar valores humanos fundamentais. O Dalai Lama viaja um pouco por todo o mundo, promovendo a bondade e a compaixão, o entendimento entre as várias religiões, o respeito pelo meio ambiente e, acima de tudo, a paz no mundo.

Cronologia da vida de Sua Santidade, o 14.º Dalai Lama:

• 6 de julho de 1935: Nasce em Taktser, na região de Amdo, no Tibete.

• Julho de 1939: Viaja de Amdo para Lhasa, a capital do Tibete.

• 22 de fevereiro de 1940: Cerimónia de entronização, reconhecendo-o oficialmente como o 14.º Dalai Lama. Pouco tempo depois, começa a estudar para se tornar um monge. Divide o seu tempo entre Norbulingka (a residência de verão do Dalai Lama) e o Palácio de Potala (sede do governo tibetano e residência de inverno do Dalai Lama).

• 17 de novembro de 1950: Aos 15 anos, assume o papel adicional de líder político do povo do Tibete.

• 17 de março de 1959: Foge para a Índia na sequência da violenta repressão da sublevação nacional tibetana por parte das tropas chinesas em Lhasa.

• 10 de dezembro de 1989: Recebe o Prémio Nobel da Paz.

• 29 de maio de 2011: Renuncia formalmente à liderança política do Tibete e transfere esse poder para os líderes eleitos.

Subscreva a nossa newsletter de novidades

Actualidad

Muito mais que Livros

Escuela Cursiva

Descubre los cursos de Sua Santidade o Dalai Lama

Cursos
Mujeres e ilustración

En el ciclo Mujeres e Ilustración en Madrid cinco formadoras compartirán sus procesos creativos para que puedas sacar adelante tu proyecto artístico.

199,00€ Matricularme
Artigo adicionado à wishlist