no-foto

Gilda Barros

Biografia

Gilda Silva Barros nasceu em 28 de Setembro de 1994 em Cabo Verde, na Cidade do Mindelo, ilha do Monte Cara. O seu percurso artístico teve início no ensino secundário, quando frequentava o curso técnico de Construção Civil na Escola Técnica na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. No entanto, acabou por enveredar pela área do Design, no MEIA (Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura), tendo um interesse predominante pelo Design Gráfico e pela Arte Urbana, como o graffiti.

Em 2017, realizou um estágio no CNAD (Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design) no âmbito da Feira de Artesanato e Design URDI. Realizou ainda diversos trabalhos de pintura mural, dos quais se destaca o que levou a cabo no CCP (Centro Cultural Português), no Quintal das Artes, entre outros murais espalhados pela cidade (no âmbito do Cabo Verde Ocean Week).

Workshops e eventos de arte urbana também fazem parte do seu percurso, tendo participado no Kriol Urban Fest na cidade do Porto Novo, ilha de Santo Antão, nos anos 2018/2019, e no Xalabas di komunidadi na cidade da Praia, ilha de Santiago, em 2019.

Na área audiovisual, realizou uma curta-metragem sobre uma personagem emblemática da cidade do Mindelo, o Sr. Tetex, em intercâmbio com alunos e professores da Universidade César Manrique (Centro Integrado de Formação Profissional) em Tenerife, foi uma das alunas selecionadas a participar na realização do documentário Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, lançado em 2019.

Os seus trabalhos venceram vários concursos, nomeadamente o Arte Pública, lançado pela Fundação Amílcar Cabral em 2018, e o Design dos Cartazes para o Kriol Jazz Festival na cidade da Praia e na ilha do Sal em 2019/2021.

Em 2020, os seus projetos foram selecionados para fazer parte do Salão de Design Created in Cabo Verde, no âmbito do concurso realizado pelo CNAD na URDI.

Recentemente, colaborou no projeto "Uma parede de cada vez", em parceria com colegas artistas, na remodelação e pintura de alguns jardins-infantis e escolas da cidade do Mindelo.

Subscreva a nossa newsletter de novidades

Actualidad

Muito mais que Livros

Escuela Cursiva

Descubre los cursos de Gilda Barros

Cursos
Mujeres e ilustración

En el ciclo Mujeres e Ilustración en Madrid cinco formadoras compartirán sus procesos creativos para que puedas sacar adelante tu proyecto artístico.

199,00€ Matricularme
Artigo adicionado à wishlist