• Em promoção!
Raízes Negras

Raízes Negras

NUVEM DE TINTA , Julho 2021

Uma celebração de pessoas negras visionárias

que tiveram a coragem de sonhar e mudar a sua vida.

E a dos outros.

Com o apoio da CICDR - Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial

Prefácio de Beatriz Gomes Dias

Numa época em que o maior movimento de protestos antirracistas #BlackLivesMatter continua na ordem do dia, nada mais urgente do que celebrar alguns dos grandes nomes da História e da cultura negras que fizeram e fazem a diferença. De Martin Luther King a Marielle Franco, de Cesária Évora a Barack Obama, este livro inclui mais de 50... Ler mais

Numa época em que o maior movimento de protestos antirracistas #BlackLivesMatter continua na ordem do dia, nada mais urgente do que celebrar alguns dos grandes nomes da História e da cultura negras que fizeram e fazem a diferença.

De Martin Luther King a Marielle Franco, de Cesária Évora a Barack Obama, este livro inclui mais de 50 histórias biográficas de pessoas excecionais e pioneiras — algumas, icónicas, outras, menos conhecidas — que levantaram questões, ultrapassaram barreiras, abriram caminhos, superaram expectativas e inspiraram gerações. São exemplos de coragem, perseverança e liderança que não deixam esquecer como chegámos aqui e que nos lembram que podemos e devemos ir ainda mais longe.

Explorando as raízes e influências de pessoas negras que se posicionaram contra um mundo que nem sempre as aceitava, este livro é o ponto de partida perfeito para uma discussão informada sobre o racismo e a tolerância.

#BlackLivesMatter #VidasNegrasImportam

Ler menos
Colecção
NUVEM DE TINTA
Páginas
144
Idade recomendada
A partir de 7 anos
Formato
Capa dura
Idioma
PT
Data de publicação
2021-07-06
Autor
Gilda Barros
Lúcia Vicente
Editora
NUVEM DE TINTA
Colecção
NUVEM DE TINTA
Páginas
144
Idade recomendada
A partir de 7 anos
Formato
Capa dura
Idioma
PT
Data de publicação
2021-07-06
Autor
Gilda Barros
Lúcia Vicente
Editora
NUVEM DE TINTA
9789897840364
2021-07-06
Não há opiniões
Lúcia Vicente
Lúcia Vicente
Ver mais
Lúcia Vicente nasceu em outubro de 1979, à beira da Ria Formosa, em Faro, numa família cheia de mulheres. Foi a primeira desse núcleo a concluir uma licenciatura. Cedo se questionou sobre o papel da mulher na... Ler mais

Lúcia Vicente nasceu em outubro de 1979, à beira da Ria Formosa, em Faro, numa família cheia de mulheres. Foi a primeira desse núcleo a concluir uma licenciatura. Cedo se questionou sobre o papel da mulher na sociedade e por que razão os livros de História nunca mencionavam mulheres.

Em 1995, criou, juntamente com um grupo de amigos, o coletivo feminista MUPI (Mulheres Unidas Pela Igualdade) e dedicou-se ao ativismo feminista em adolescente. Em 1997, fugiu rumo a Lisboa, onde se licenciou em História e História Cultural e das Mentalidades na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Em 2007, ingressou no mestrado de Estudos de Género da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que nunca terminou por diferenças ideológicas e de pensamentos históricos inultrapassáveis: teimava em olhar a História das Mulheres através dos olhos das mulheres e não pela lente dos homens.

Tem tendência para mudar de poiso de dez em dez anos: a última vez, farta de gente, saiu de Berlim direitinha para um monte alentejano, onde vive com o seu companheiro, a filha e os seus dois cães, o Johnny e o Cash. Ja teve milhões de ofícios. O que mais gosta é de ser autora e dedicar-se ao ativismo e educação para o feminismo.

Em 2018, publicou o seu primeiro livro para criancas, Portuguesas com M Grande, e em 2019, a coleção infantil Sarita Rebelde. Os livros de princesas sempre lhe provocaram urticária. Feminismo de A a Ser, o seu segundo livro, tenta (com dificuldade) educar adultos. A sua frase preferida é #«Morra o patriarcado, morra.

Ler menos
Ver mais
Gilda Barros
Gilda Barros
Ver mais
Gilda Silva Barros nasceu em 28 de Setembro de 1994 em Cabo Verde, na Cidade do Mindelo, ilha do Monte Cara. O seu percurso artístico teve início no ensino secundário, quando frequentava o curso técnico de... Ler mais

Gilda Silva Barros nasceu em 28 de Setembro de 1994 em Cabo Verde, na Cidade do Mindelo, ilha do Monte Cara. O seu percurso artístico teve início no ensino secundário, quando frequentava o curso técnico de Construção Civil na Escola Técnica na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. No entanto, acabou por enveredar pela área do Design, no MEIA (Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura), tendo um interesse predominante pelo Design Gráfico e pela Arte Urbana, como o graffiti.

Em 2017, realizou um estágio no CNAD (Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design) no âmbito da Feira de Artesanato e Design URDI. Realizou ainda diversos trabalhos de pintura mural, dos quais se destaca o que levou a cabo no CCP (Centro Cultural Português), no Quintal das Artes, entre outros murais espalhados pela cidade (no âmbito do Cabo Verde Ocean Week).

Workshops e eventos de arte urbana também fazem parte do seu percurso, tendo participado no Kriol Urban Fest na cidade do Porto Novo, ilha de Santo Antão, nos anos 2018/2019, e no Xalabas di komunidadi na cidade da Praia, ilha de Santiago, em 2019.

Na área audiovisual, realizou uma curta-metragem sobre uma personagem emblemática da cidade do Mindelo, o Sr. Tetex, em intercâmbio com alunos e professores da Universidade César Manrique (Centro Integrado de Formação Profissional) em Tenerife, foi uma das alunas selecionadas a participar na realização do documentário Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, lançado em 2019.

Os seus trabalhos venceram vários concursos, nomeadamente o Arte Pública, lançado pela Fundação Amílcar Cabral em 2018, e o Design dos Cartazes para o Kriol Jazz Festival na cidade da Praia e na ilha do Sal em 2019/2021.

Em 2020, os seus projetos foram selecionados para fazer parte do Salão de Design Created in Cabo Verde, no âmbito do concurso realizado pelo CNAD na URDI.

Recentemente, colaborou no projeto "Uma parede de cada vez", em parceria com colegas artistas, na remodelação e pintura de alguns jardins-infantis e escolas da cidade do Mindelo.

Ler menos
Ver mais
Subscreva a nossa newsletter de novidades editoriais

Actualidad

Artigos relacionados com este livro

Opiniões

Opiniões

Não há opiniões
Artigo adicionado à wishlist