• Em promoção!
O mal sobre a terra

O mal sobre a terra

OBJECTIVA , Outubro 2020

«UM LIVRO ADMIRÁVEL.»

MIGUEL REAL

Uma viagem inédita à Lisboa de 1755 e a um dos momentos mais marcantes da modernidade - o grande terramoto de Lisboa de 1755.

O acontecimento que mudou o mundo.

«O melhor livro em língua portuguesa sobre o terramoto de Lisboa.» Miguel Real O grande terramoto de 1755, em Lisboa, não alterou apenas a aparência da, à época, capital do império português. Este fenómeno brutal da natureza alterou, também, a natureza e a dimensão da relação do homem com o Céu e a Terra. Mais, expôs impiedosamente as... Ler mais

«O melhor livro em língua portuguesa sobre o terramoto de Lisboa.» Miguel Real

O grande terramoto de 1755, em Lisboa, não alterou apenas a aparência da, à época, capital do império português. Este fenómeno brutal da natureza alterou, também, a natureza e a dimensão da relação do homem com o Céu e a Terra. Mais, expôs impiedosamente as tensões que, à vez, alimentavam e minavam a sociedade portuguesa da altura.

O fatídico 1. º de Novembro de 1755, dia de Todos os Santos, constitui um dos mais terríficos e fascinantes acontecimentos de todo o século XVIII. A devastação da cidade de Lisboa, a perda de incontáveis vidas, a surpresa e o horror da destruição pelo abalo, primeiro, pela água, depois, e, por fim, pelo fogo, impuseram a subversão da ordem vigente e abriram a porta a fantasmas que povoavam os imaginários mais apocalípticos da época, a começar pela mudança. Com efeito, depois do terramoto, muito, se não tudo, mudaria.

Se Voltaire e Kant dedicaram parte do seu pensamento e escritos a este acontecimento, tal não é menos verdade para inúmeros outros, mais ou menos anónimos, que, tendo vivido o horror e o trauma in loco e sobrevivido para contar, deixaram o seu testemunho sob a forma de cartas, poemas e memórias. Foram estes os documentos que Mary del Priore, reputada historiadora brasileira, leu e releu, analisou e esmiuçou, na bem-sucedida empresa de reconstituir a sociedade, a economia, a geografia e, mais importante, a psique lisboeta antes, durante e depois do terramoto. O resultado é uma obra de enorme sensibilidade e pormenor onde nada é deixado ao acaso e que oferece ao leitor uma viagem inédita e de grande cinematografia à Lisboa de 1755 e a um dos momentos mais marcantes da modernidade.

Ler menos
Colecção
OBJECTIVA
Páginas
352
Idade recomendada
Adultos
Formato
Capa mole
Idioma
PT
Data de publicação
2020-10-01
Autor
Mary del Priore
Editora
OBJECTIVA
Colecção
OBJECTIVA
Páginas
352
Idade recomendada
Adultos
Formato
Capa mole
Idioma
PT
Data de publicação
2020-10-01
Autor
Mary del Priore
Editora
OBJECTIVA
9789897840623
2020-10-01
Não há opiniões
Mary del Priore
Mary del Priore
Ver mais
Mary del Priore nasceu em 1958 no Rio de Janeiro. Com um doutoramento em História Social pela Universidade de São Paulo e um pós-doutoramento Pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, foi professora de... Ler mais

Mary del Priore nasceu em 1958 no Rio de Janeiro. Com um doutoramento em História Social pela Universidade de São Paulo e um pós-doutoramento Pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, foi professora de História em diversas universidades brasileiras. Pelo seu trabalho na área da divulgação da História, recebeu mais de 20 prémios nacionais e internacionais, entre os quais os reconhecidos Prémio Jabuti (1998), prémio União Brasileira de Escritores (1998), Prémio Personalidade Cultural do Ano (1998), Prémio Casa Grande e Senzala (1998 e 2000) e Prémio Fundação Biblioteca Nacional (2009). Além de ter publicados mais de 40 livros, colabora ainda regularmente com diversos jornais e revistas brasileiros e internacionais.

Em 1755, O mal sobre a terra - história do grande terramoto de Lisboa, Mary del Priore recolhe depoimentos históricos dos sobreviventes para reconstruir e analisar, quase como num policial, as várias dimensões de uma catástrofe que mudaria para sempre o pensamento ocidental.

Ler menos
Ver mais
Subscreva a nossa newsletter de novidades editoriais

Actualidad

Artigos relacionados com este livro

Opiniões

Opiniões

Não há opiniões
Artigo adicionado à wishlist