• Em promoção!
O Grande Livro dos Ismos

O Grande Livro dos Ismos

OBJECTIVA , Junho 2021

Fascismo, comunismo, cavaquismo, socialismo, surrealismo, bota-abaixismo, amiguismo, cristianismo…
Os grandes ismos da história mundial marcam presença neste compêndio dos grandes – e pequenos - movimentos dos últimos milénios.

Fascismo, comunismo, cavaquismo, altruísmo, socialismo, surrealismo, escotismo, bota-abaixismo, amiguismo, cristianismo, niilismo, trumpismo, realismo, feminismo… Cavar trincheiras e abraçar afinidades electivas é um dos grandes passatempos da Humanidade. Agrupamo-nos de acordo com convicções partilhadas, diferentes modos de estar, de... Ler mais

Fascismo, comunismo, cavaquismo, altruísmo, socialismo, surrealismo, escotismo, bota-abaixismo, amiguismo, cristianismo, niilismo, trumpismo, realismo, feminismo…

Cavar trincheiras e abraçar afinidades electivas é um dos grandes passatempos da Humanidade. Agrupamo-nos de acordo com convicções partilhadas, diferentes modos de estar, de encarar o mundo, de interpretar sonhos e augúrios, de desconstruir a realidade, de construir utopias, de desenhar um rosto, de ver o invisível, de receber a chuva, o dia do Juízo Final ou uma Lua cheia. Agregamo-nos em torno de ideologias e batemo-nos por elas, ou, pelo contrário, rejeitamo-las com unhas e dentes. Às vezes só porque sim. Vivemos contaminados por ideias, preferências e embirrações, consoante as circunstâncias da vida, e declaramos guerra à mudança. Mas também à imobilidade. Difícil mesmo - se não impossível - será passar por entre os pingos da chuva e viver uma vida livre de ismos, de filosofia, de política, de arte, de espiritualidade. Ou dos seus contrários. Se não fosse assim, viveríamos realmente em liberdade?

Pedro Vieira descreve-nos 150 ismos históricos com doses generosas de eloquência, acidez e reflexão, numa síntese histórica do tanto que o mundo já viu e da infinita criatividade do ser humano para contrariar os pais.

Ler menos
Colecção
OBJECTIVA
Páginas
312
Idade recomendada
Adultos
Formato
Capa mole
Idioma
PT
Data de publicação
2021-06-22
Autor
Pedro Vieira
Editora
OBJECTIVA
Colecção
OBJECTIVA
Páginas
312
Idade recomendada
Adultos
Formato
Capa mole
Idioma
PT
Data de publicação
2021-06-22
Autor
Pedro Vieira
Editora
OBJECTIVA
9789897842559
2021-06-22
Pedro Vieira
Pedro Vieira
Ver mais
Pedro Vieira nasceu em Lisboa, em 1975, cidade onde reside. Licenciado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social, trabalhou no Canal Q das Produções Fictícias como criativo, tendo... Ler mais

Pedro Vieira nasceu em Lisboa, em 1975, cidade onde reside. Licenciado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social, trabalhou no Canal Q das Produções Fictícias como criativo, tendo sido um dos responsáveis pelo programa Ah, a Literatura!. Apresentou o programa diário Inferno e é, actualmente, guionista e pivô do programa O Último Apaga a Luz da RTP3. É ilustrador residente da revista LER. Estreou-se na ficção com Última Paragem: Massamá, com o qual venceu o prémio P.E.N. Clube Português para Primeira Obra 2012. Em 2012 foi publicado Éramos Felizes e Não Sabíamos, uma compilação de crónicas. O Que não Pode Ser Salvo, o seu segundo romance, foi publicado em 2015 e Maré Alta em 2019, ano em que lançou também Sou só eu que… Neste momento é responsável pela comunicação do Cinema São Jorge e anfitirião do podcast (IN)pertinente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, dedicada aos temas da Política.

O grande livro dos ismos, um compêndio de 150 grandes - e pequenos - movimentos da História mundial é o seu sexto livro.

Ler menos
Ver mais
Subscreva a nossa newsletter de novidades editoriais

Actualidad

Artigos relacionados com este livro

Opiniões

Opiniões

Não há opiniões
Artigo adicionado à wishlist