• Em promoção!
Olive Kitteridge

Olive Kitteridge

ALFAGUARA , Julho 2020

ROMANCE VENCEDOR DO PULITZER PRIZE

A obra mais importante e comovente de Elizabeth Strout,

autora premiada de O meu nome é Lucy Barton e Tudo é possível

«As vidas unem-se umas às outras como ossos e há fracturas que podem não sarar.» Em Crosby, uma pacata povoação costeira no Maine, todos conhecem Olive Kitteridge, a temível professora de Matemática do liceu, agora reformada, e Henry, o seu marido, farmacêutico gentil. E talvez não haja ninguém que conheça tão bem quanto Olive os... Ler mais

«As vidas unem-se umas às outras como ossos e há fracturas que podem não sarar.»

Em Crosby, uma pacata povoação costeira no Maine, todos conhecem Olive Kitteridge, a temível professora de Matemática do liceu, agora reformada, e Henry, o seu marido, farmacêutico gentil.

E talvez não haja ninguém que conheça tão bem quanto Olive os segredos e os dramas dos habitantes da vila: o desespero de um ex-aluno que perdeu a vontade de viver; uma pianista alcoólica vítima de uma mãe castradora; uma mãe destroçada pelo crime hediondo do filho; um homem que descobre a ferocidade e as consequências do amor; e a solidão da própria família de Olive, à mercê dos seus caprichos.

Lamentando os ventos de mudança que varrem a sua vila e o mundo, sempre pronta a apontar um dedo crítico, Olive nem sempre dedica aos que a rodeiam a sensibilidade ou tolerância que mereceriam. Mas à medida que todas estas vidas se vão entrelaçando, Olive começa a conhecer-se melhor e a compaixão - pelos outros e por si própria - ganha terreno ao preconceito.

Nas mãos de Elizabeth Strout - autora elogiada pelo olhar clínico sobre a condição humana - a sonolenta vila esquecida na margem do Atlântico torna-se o mundo inteiro, e os seus habitantes somos todos nós, enredados no drama e no milagre diários da vida, com os seus conflitos, tragédias, alegrias - e a coragem que viver sempre exige.

Os elogios da crítica:

«Elizabeth Strout é uma construtora de personagens. Tudo começa por elas e é a partir delas que constrói um colectivo marcado pela diferença de classe, de ambição, de origens. Em Olive Kitteridge faz isso de maneira exímia, traçando um retrato de uma certa América, enquanto imagina um leitor ideal.»
Isabel Lucas, Público

«O prazer de ler Olive Kitteridge nasce de uma intensa identificação com as personagens, complicadas e nem sempre exemplares. Neste livro somos levados a admitir que precisamos de tentar compreender as pessoas, mesmo que não as suportemos.»
The New York Times

«Strout dá vida ao banal com uma força impressionante. Leva-nos a sentir o pavor provocado pela mudança mas também a esperança arrebatadora que a mudança pode trazer: mergulha-nos nessas águas revoltas e nós temos de subir à superfície para respirar.»
The New Yorker

«Olive Kitteridge combina a investigação prolongada e complexa de um romance com a perspicácia instantânea de um conto breve. Graças a esta estrutura, inflitrando-se em diferentes histórias e perspectivas, o livro ilumina o que as pessoas sabem sobre os outros e o que sabem sobre si próprias. (...) O prazer de ler Olive Kitteridge nasce de uma intensa identificação com as personagens, complicadas e nem sempre exemplares. Neste livro somos levados a admitir que precisamos de tentar compreender as pessoas, mesmo que não as suportemos.»
The New York Times

«Todos os livros de Elizabeth Strout são admiravelmente bem conseguidos, escritos com uma impressionante exactidão e clarividência. Em Olive Kitteridge a autora criou uma personagem tão vital, tão divertida, tão exasperante e tão irresistível que Olive ilumina uma história mesmo quando a vemos ao longe, acenando ao seu estilo tão característico.»
The Guardian

«Olive Kitteridge permanece na nossa memória como uma daquelas fotografias de estimação.»
Seatlle Post-Intelligencer

«Divertida, cáustica e meditabunda, Olive Kitteridge é uma força da vida, irresistível, autêntica, original. É impossível parar de ler o livro por causa da sua força.»
San Francisco Chronicle

«É raro um livro ter um impacto emocional tão visceral.»
Entertainment Weekly

«Perspicaz e profundamente empática, Olive Kitteridge é o eixo à volta do qual giram as narrativas deste romance, feito de histórias complexas e implacavelmente humanas.» The Oprah Magazine

«Amantes de ficção, memorizem este nome: Olive Kitteridge. Nunca o esquecerão. Elizabeth Strout constrói as suas histórias com ironia e momentos de surpresa genuína e emoção intensa. Um livro precioso, poderoso.»
USA Today

Ler menos
Colecção
ALFAGUARA
Páginas
352
Idade recomendada
Adultos
Formato
Capa mole
Idioma
PT
Data de publicação
2020-07-01
Autor
Elizabeth Strout
Editora
ALFAGUARA
Colecção
ALFAGUARA
Páginas
352
Idade recomendada
Adultos
Formato
Capa mole
Idioma
PT
Data de publicação
2020-07-01
Autor
Elizabeth Strout
Editora
ALFAGUARA
9789896657369
2020-07-01
Não há opiniões
Elizabeth Strout
Elizabeth Strout
Ver mais
Elizabeth Strout ,nascida em 1956 em Portland, nos Estados Unidos da América, é uma das romancistas americanas mais aclamadas da actualidade. Além do sucesso mundial que obteve com o romance Olive Kitteridge ,... Ler mais

Elizabeth Strout,nascida em 1956 em Portland, nos Estados Unidos da América, é uma das romancistas americanas mais aclamadas da actualidade. Além do sucesso mundial que obteve com o romance Olive Kitteridge, recebeu ainda o Los Angeles Times Art, o Seidenbaum Award e o Chicago Tribune Heartland Prize pelo seu romance de estreia, Amy and Isabelle. Foi também finalista dos prémios PEN/Faulkner Award, Orange Prize e International Dublin Literary Award, no Reino Unido.

Os seus textos têm sido divulgados em várias publicações periódicas, incluindo a The New Yorker.

Na Alfaguara estão publicados O meu nome é Lucy Barton, finalista do Booker Prize, Tudo é possível, vencedor do Story Prize, e Olive Kitteridge, vencedor do Pulitzer Prize e finalista do National Book Critics Award, e adaptado a uma série de televisão vencedora de um Emmy. A segunda vida de Olive Kitteridge dá continuidade à história de uma personagem inesquecível da literatura americana e foi eleito por muitas publicações como um dos melhores livros do ano.

Ler menos
Ver mais
Subscreva a nossa newsletter de novidades editoriais

Actualidad

Artigos relacionados com este livro

Opiniões

Opiniões

Não há opiniões
Artigo adicionado à wishlist