• Em promoção!
Um Quarto Só Seu

Um Quarto Só Seu

PENGUIN CLÁSSICOS , Agosto 2021

CONSIDERADO UM DOS TEXTOS MAIS IMPORTANTES DO SÉCULO XX,

UM QUARTO SÓ SEU MARCA UM MOMENTO FUNDADOR DO FEMINISMO MODERNO.

UM ENSAIO MARCANTE DE UMA AUTORA INCONTORNÁVEL DO PENSAMENTO MODERNO,

VIRGINIA WOOLF,

AGORA NOS PENGUIN CLÁSSICOS.

COM PREFÁCIO DE ANA LUÍSA AMARAL.

«Tranquem as vossas bibliotecas se quiserem; mas não há portão, não há cadeado, não há ferrolho com que possam prender a liberdade do meu espírito.» Em 1928, Virginia Woolf foi convidada pela Universidade de Cambridge a dar, nos colégios femininos da instituição, uma palestra sobre mulheres e ficção. Com a frontalidade que o tema exige,... Ler mais

«Tranquem as vossas bibliotecas se quiserem; mas não há portão, não há cadeado, não há ferrolho com que possam prender a liberdade do meu espírito.»

Em 1928, Virginia Woolf foi convidada pela Universidade de Cambridge a dar, nos colégios femininos da instituição, uma palestra sobre mulheres e ficção. Com a frontalidade que o tema exige, Woolf resolve, sem subterfúgios, a equação: para escrever ficção, «uma mulher tem de ter dinheiro e um quarto só seu». Dito de outro modo, tem de ser livre.

Versando sobre as condições materiais e sociais necessárias para que uma mulher possa, se assim o desejar, escrever e criar, e explorando os efeitos da pobreza e do constrangimento sexual na criatividade feminina, Virginia Woolf ofereceu ao seu auditório e a todas as gerações que se seguiram uma reflexão provocadora e estimulante sobre a condição da mulher e a alienação social a que foi, desde a Antiguidade, sujeita num mundo dominado por homens.

Considerado um dos textos mais importantes do século XX, Um Quarto Só Seu marca um momento fundador do feminismo moderno, que devolve à esfera política uma luta antiga e justa: a da igualdade.

Ler menos
Colecção
SIN CODIFICAR
Páginas
200
Idade recomendada
Adultos
Formato
Capa mole
Idioma
PT
Data de publicação
2021-08-24
Autor
Virginia Woolf
Editora
PENGUIN CLÁSSICOS
Colecção
SIN CODIFICAR
Páginas
200
Idade recomendada
Adultos
Formato
Capa mole
Idioma
PT
Data de publicação
2021-08-24
Autor
Virginia Woolf
Editora
PENGUIN CLÁSSICOS
9789897843327
2021-08-24
Não há opiniões
Virginia Woolf
Virginia Woolf
Ver mais
Adeline Virginia Woolf nasceu em Londres, em 1882, no seio de uma abastada família inglesa. Filha de um notável historiador da era vitoriana, Woolf foi a sétima de oito irmãos. Em 1895, a morte prematura da mãe... Ler mais

Adeline Virginia Woolf nasceu em Londres, em 1882, no seio de uma abastada família inglesa. Filha de um notável historiador da era vitoriana, Woolf foi a sétima de oito irmãos. Em 1895, a morte prematura da mãe e o seu primeiro colapso mental marcaram um ponto de viragem na sua vida. Entre 1897 e 1901 estudou os clássicos e História e, em 1904, após a morte do pai, a família mudou-se para Bloomsbury, onde Virginia viria a fazer parte do renomado Grupo de Bloomsbury, que revolucionou a vida artística e literária de Inglaterra. Em 1912, casou com Leonard Woolf, com quem fundou a Hogarth Press, editora onde publicou, entre vários autores importantes da literatura inglesa, os seus próprios livros. Os romances Mrs. Dalloway (1925), Rumo ao Farol (1927), Orlando (1928), As Ondas (1931) e o apaixonado ensaio feminista Um Quarto Só Seu (1929) são algumas das obras mais destacadas do modernismo britânico que colocaram Woolf na lista de escritoras mais influentes da literatura do século XX. Em 1941, após longos anos sob o espectro da depressão e de violentas crises de saúde mental, Virginia Woolf suicidou-se. Tinha 59 anos.

Ler menos
Ver mais
Suscríbete a nuestras novedades editoriales

Actualidad

Artículos relacionados con este libro

Reseñas

Reseñas

Não há opiniões
Artigo adicionado à wishlist