• Em promoção!
A Era do Nós

A Era do Nós

Propostas para uma democracia do bem comum

OBJECTIVA , Novembro 2021

A ERA DO NÓS
Um exercício de cidadania e progressismo por uma democracia do bem comum
por João Ferro Rodrigues.

Uma leitura indispensável.

Nas últimas décadas, apesar do ritmo intenso da globalização e do advento das redes sociais, que ligou pessoas de todo o mundo de uma forma inimaginável no século passado, a Humanidade tem caminhado no sentido de uma crescente atomização social. Vivemos mais sós, trabalhamos remotamente, , os núcleos familiares e sociais em que nos movemos... Ler mais

Nas últimas décadas, apesar do ritmo intenso da globalização e do advento das redes sociais, que ligou pessoas de todo o mundo de uma forma inimaginável no século passado, a Humanidade tem caminhado no sentido de uma crescente atomização social. Vivemos mais sós, trabalhamos remotamente, , os núcleos familiares e sociais em que nos movemos são cada vez mais reduzidos e menos diversos. A maioria da população existe numa bolha restrita, pouco representativa da multiplicidade que o mundo abarca, e os outros, a sua realidade e experiências, são matéria de quase ficção. As crianças, em particular, têm um contacto extremamente limitado com a realidade do seu território, incomparavelmente menor do que tiveram as gerações anteriores.

A partir desta constatação, João Ferro Rodrigues tenta resumir as causas desta bolha social, elencando as suas consequências no bem-estar de cada um de nós e no futuro da sociedade. E, num exercício de cidadania e progressismo, procura, acima de tudo contribuir com propostas concretas, com soluções práticas para que tenha início uma nova era. Uma era do bem comum democrático e inclusivo, impulsionadora de confiança nas nossas comunidades. Uma era do nós.

«Nesta sua reflexão politicamente comprometida, João Ferro Rodrigues conduz-nos, num registo coloquial e sugestivo, através de referências atualizadas da teoria económica, da biologia, ou da história recente, para fundamentar a sua convicção quanto à urgência de recuperar os valores do bem comum.

João Ferro Rodrigues enriquece corajosamente a sua reflexão com um elenco de propostas concretas de alcance transformador.

Um contributo generoso, comprometido com o seu tempo, que merece ser escutado por decisores políticos e que interpela o cidadão comum.»

Teresa Patrício Gouveia

«Este livro chama-se apropriadamente A Era do Nós, mas bem que podia ser "Uma carta aberta aos jovens do meu país". O que aqui está é uma síntese notável, que guia o leitor ao longo da discussão dos dilemas sociais, económicos e políticos do nosso tempo, temperada com propostas exigentes, que rompem com os dogmas vigentes e com as clivagens políticas tradicionais. Tudo marcado por uma ideia chave - o homem superou as dificuldades sempre que levou mais longe a sua propensão comunitária -, por uma exigência crítica que escasseia e por um louvável otimismo, um dos ativos mais desvalorizado nos tempos que correm. Este é um livro progressista sobre os nossos tempos e com propostas viáveis para encararmos em conjunto os tempos que nos esperam.»

Pedro Adão e Silva

Ler menos
Colecção
SIN CODIFICAR
Páginas
224
Formato
Capa mole
Idioma
PT
Data de publicação
2021-11-09
Autor
João ferro Rodrigues
Editora
OBJECTIVA
Colecção
SIN CODIFICAR
Páginas
224
Formato
Capa mole
Idioma
PT
Data de publicação
2021-11-09
Autor
João ferro Rodrigues
Editora
OBJECTIVA
9789897842726
2021-11-09
João Ferro Rodrigues
João Ferro Rodrigues
Ver mais
João Ferro Rodrigues
João Ferro Rodrigues Ler menos
Ver mais
Suscríbete a nuestras novedades editoriales

Actualidad

Artículos relacionados con este libro

Reseñas

Reseñas

Não há opiniões
Artigo adicionado à wishlist