Mulher, Vida, Liberdade. Agora.

Há pouco mais de um ano, Mahsa Amini morreu às mãos da “polícia da moralidade” do Irão. Crime: uso incorreto do hijab, peça de vestuário que deve cobrir integralmente os cabelos. Agora, quando a memória da tragédia de Amini ainda está bem fresca, recebemos notícias de que Armita Garavand – uma adolescente de 16 anos – morreu depois de ter estado em coma profundo. Armita foi retirada inconsciente de uma carruagem do metropolitano em Teerão, depois de alegadamente  ter sido atacada e detida pela referida polícia. Crime: cabelos descobertos no espaço público.

Marjane Satrapi, conhecida dissidente e autora de Persepólis, juntou vários artistas para denunciar a tirania iraniana e prestar homenagem a Mahsa Amini. O livro solidário é este, Mulher Vida Liberdade, que tomou como inspiração o slogan de resistência das mulheres iranianas contra o regime dos mullahs. Num momento, como se vê, mais urgente do que nunca.

 

 

O Livro

A 16 de setembro de 2022, Mahsa Amini foi espancada pela polícia dos costumes no Irão por não estar a usar «corretamente» o véu e não resistiu aos ferimentos. A sua morte levantou uma onda de protestos em todo o país, transformando-se num movimento feminista sem precedentes. Pela primeira vez, de forma significativa, os homens iranianos – pais, maridos, companheiros, irmãos – aderiram ao protesto, quebrando de alguma forma o isolamento das mulheres contra um regime iníquo, instalado desde a revolução de fevereiro de 1979.

Reagindo ao assassinato e à onda de protestos subsequente, artista Marjane Satrapi (autora de banda desenhada, tornada famosa desde a publicação do autobiográfico Persépolis) reuniu três especialistas – Farid Vahid (politólogo), Jean-Pierre Perrin (jornalista), Abbas Milani (historiador) – e dezassete dos maiores talentos da banda desenhada para dar a conhecer um movimento de enorme importância para o Irão e para todo o mundo.

 

Nas palavras da própria Marjane, a “morte de Mahsa suscitou uma vaga de protestos em todo o país. Essa vaga transformou-se numa revolução feminista, apoiada pelos homens. Uma estreia mundial! Sophie, a alma da editora L’Iconoclaste e minha querida amiga, queria agir a qualquer preço, não se contentando com o facto de se sentir ultrajada e indignada; desejava fazer algo de concreto por esta juventude iraniana que a sensibilizava tanto.” Assim nasceu a ideia para este Mulher Vida Liberdade. Com a participação ativa de Farid Vahid, politólogo e especialista no Irão da Fundação Jean-Jaurès; Jean-Pierre Perrin, durante muito tempo repórter do Libération e atual colaborador do Mediapart; e, por fim, o professor Abbas Milani, historiador e diretor de Estudos Iranianos na Universidade de Stanford, deu-se a primeira forma a esta novela gráfica politicamente empenhada.

Depois chegou a vez dos ilustradores que aceitaram fazer bandas desenhadas ou ilustrações a partir dos textos ou dos argumentos preparados pelos especialistas citados. Quatro ilustradores iranianos e treze outros europeus e americanos (entre os quais a artista Coco, sobrevivente do atentado terrorista ao Charlie Hebdo, em 2015). A própria Marjane, que abandonou há quase 20 anos o seu trabalho de autora de BD acabaria por compor páginas para este volume, incluindo a capa. Resultado: uma obra que foi publicada em simultâneo em vários países, com o propósito de chamar a atenção para esta causa diretamente relacionada com a dignidade e os Direitos Humanos. Devolvendo a palavra à organizadora: “Este livro tem duas intenções. A primeira consiste em explicar o que se passa no Irão, descodificar os acontecimentos na sua complexidade e nas suas nuances para um público não iraniano, dá-los a conhecer o melhor que conseguimos, mesmo que seja impossível explicar
todas as facetas desta história. Porque está a acontecer. Mesmo que não se fale dela o suficiente. A segunda intenção deste livro é a de lançar um sinal aos iranianos para os lembrar de que não estão sozinhos. É verdade que os políticos do mundo inteiro mais não são do que políticos, é verdade que nada farão pelo povo iraniano, mas a sociedade civil no Ocidente, essa, está empenhada em trabalhar ao lado dele. Prova disso é que a maior parte dos artistas que participaram neste projeto é ocidental. Que maior apoio haverá por parte de um artista do que a sua arte?”.

E a cara leitora, o caro leitor, estão preparados para ler com empenho e manter viva a luta destas mulheres?

 

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