Nuno Caravela: «Vocês são os melhores leitores do mundo!»

Em 2012, saía o primeiro título de uma coleção infantil que viria a formar uma geração de leitores, levaria o autor a percorrer as escolas de todo o país e a ser um dos mais visitados na feira do livro, por famílias inteiras. Doze anos depois, O Bando das Cavernas não cabe em si de orgulho: mais de 50 títulos publicados (42 na coleção principal, 12 na série Heróis do Mundo e duas novelas gráficas) e mais de 1 milhão de livros vendidos em Portugal. E agora, pela primeira vez, a coleção tem o reconhecimento do Plano Nacional de Leitura, coroando o esforço do autor, e de toda uma equipa, que acreditam que as aventuras do Bando vieram para ficar, e continuam a fazer nascer novos leitores. Todos os dias.

 

No final de 2023, celebrámos a marca de 1 milhão de livros vendidos, feito raro no nosso mercado editorial. Autor do texto e das ilustrações, Nuno Caravela quis, desde o início, desenvolver uma coleção capaz de atrair os mais pequenos para a leitura, com histórias divertidas, mirabolantes, mas que também procuram transmitir valores e mensagens importantes, sempre com fantásticas ilustrações que dão azo a múltiplas leituras e descobertas. Como fator de sucesso, Nuno Caravela destaca o trabalho de equipa:

«Chegar a 1 milhão de livros é uma dupla sensação de orgulho e felicidade. Orgulho, por trabalhar com uma equipa de profissionais de excelência, sem os quais este número, realmente incrível no nosso país, não seria possível atingir. O meu mais sincero obrigado a todos os que, nas mais diversas áreas da edição e divulgação, contribuíram e contribuem com o seu saber para o sucesso destes nossos livros. Estamos de parabéns. É assim que se trabalha. Felicidade, por saber que mais de um milhão de jovens leitoras e leitores descobriram, com o nosso Bando, duas coisas muito importantes: o prazer de ler e que não há limites para a imaginação. Beijinhos e abraços a todos os fãs do Bando. Vocês são os melhores leitores do mundo.»

 

Crescer a ler, crescer com o Bando

Sob a chancela da Booksmile, a coleção foi crescendo e conquistando cada vez mais leitores. Não só as crianças, mas também os pais e os professores, foram reconhecendo o mérito destas histórias que provam que “não há limites para a imaginação” e que lançam um desafio simples aos mais pequenos: “Divirtam-se a ler!”. Não é por acaso que este é um dos lemas preferidos de Nuno Caravela, que concentra todos os recursos criativos para proporcionar a mais rica e inventiva experiência de leitura. A par dos textos repletos de piadas e referências mais ou menos explícitas, as ilustrações convidam a fazer viagens paralelas, inclusive exteriores ao enredo principal. Em cada página há sempre segredos, revelações, pistas para outras histórias. Porque o mais importante é estimular a imaginação e descobrir sempre novas formas de cativar leitores. A inovação é um traço fundamental, como sublinha a responsável editorial, Filipa Casqueiro:

«Definir o sucesso de um livro é difícil. Por vezes as vendas nem sempre acompanham o entusiasmo com que o livro é recebido pelos leitores. E essa é a árdua tarefa de um editor: encontrar a fórmula certa, o tema certo, o formato certo, na altura certa. Agradar ao público que irá ler os livros, mas também agradar aos pais, aos avós, aos professores. O Bando das Cavernas parece ter todos os ingredientes de que precisamos para conseguir o sucesso. Um milhão de livros é disso prova. Se também houve sorte? Houve. Mas também há muito trabalho. O autor é genial, e toda a equipa que torna possível cada livro está sempre disponível para pensar fora da caixa e inovar. Sempre a inovar. Só assim se consegue manter uma coleção nos tops há dez anos.»

 

O Bando vai à escola. E tira boas notas!

A coleção está também muito presente nas escolas, e o autor é constantemente requisitado por professores e alunos para apresentar as aventuras do Bando ao vivo, em sessões que desafiam o alinhamento convencional, divertindo e surpreendendo as audiências, como testemunha Carla Medeiros, responsável de escolas e bibliotecas:

«O Nuno continua a trabalhar tão afincadamente hoje como no primeiro dia. Outra prova do sucesso desta coleção é, sem dúvida, as centenas de escolas que o autor visitou ao longo de uma década, em todo o país e até com sessões online para os EUA e África. O Nuno é adorado por alunos e professores essencialmente pelo facto de toda a sua apresentação irradiar descontração e humor. O facto de o Nuno também ser ilustrador e de terminar as sessões com um desenho passo a passo também suscita muito entusiasmo. A dinâmica das sessões tem conhecido constantes novidades e melhorias de modo a serem cada vez mais cativantes. Eu própria, que já assisti a dezenas e dezenas de apresentações, continuo sempre a divertir-me imenso!»

Sobre a recente integração no Plano Nacional de Leitura, Filipa Casqueiro, sublinha: «Como editora, é com grande orgulho que vejo esta coleção integrar o PNL. Uma coleção que tem vindo a cativar tantos milhares de leitores portugueses nos últimos anos.» E Nuno Caravela reconhece que é um incentivo importante: «Depois de uma década a incentivar o gosto pela leitura nos mais jovens, integrar o PNL é um enorme incentivo para continuar a mostrar às novas gerações que ler, aprender e imaginar é fundamental para um desenvolvimento equilibrado, saudável… e divertido.»

Livros que vieram dos confins do tempo para ficar e durar muitos e bons anos.

 

10,76 

O Bando das Cavernas 42: Garras e Dentes

Partilhar:
Outros artigos: