5 coisas que não sabia sobre «As 7 vidas de José Saramago»

Da infância na Azinhaga à consagração em Estocolmo, As 7 vidas de José Saramago ensaia o retrato da vida de um homem profundamente comprometido com o ofício da escrita, dedicado a uma missão transcendente Ancorados na Josephville que o escritor descreveu em 1968 Miguel Real e Filomena Oliveira contam, simultaneamente, a história de José Saramago e de um outro século XX português.

Menino pobre numa Lisboa hostil de que se sentia excluído em todos os aspetos, decide conquistar a cidade, derrubar as suas muralhas, fazê-la sua.

Antes de mergulhar nas mais de 700 páginas da biografia, contamos-lhe cinco coisas que provavelmente não sabia sobre o emblemático escritor português.

 

1

Na juventude pede um empréstimo de 300 escudos para comprar livros. Sem estante em casa, nem dinheiro para ela, guarda-os num armário da cozinha.

 

2

No Registo Civil, o funcionário (que Saramago retrataria como um bêbado), regista-o com o apelido pelo qual a família é conhecida na Golegã e na Azinhaga: os Saramago (em vez de Sousa). Só quando é matriculado na escola é que os pais descobrem, o que obriga o pai a mudar o próprio nome para corresponder ao do filho.

 

3

Depois da morte do irmão Francisco, houve outro episódio traumático na sua infância. Foi abusado sexualmente por um grupo de rapazes. A história é reproduzida no livro através das próprias palavras de Saramago.

 

4

Teve três amores: Ilda Reis, com quem casou e teve uma filha, foi o amor juvenil. Pilar del Río foi o amor adulto, não menos apaixonado. Entre as duas existiu Isabel da Nóbrega, com quem manteve uma relação tumultuosa, feita de atração intelectual e carnal.

 

5

Em 1994, Saramago faz um pacto com Jorge Amado. Dos dois, o que ganhar o Prémio Nobel convidará o outro para a cerimónia oficial. O autor brasileiro escreve a Saramago dizendo que tem informação fidedigna de que António Lobo Antunes será o vencedor nesse ano. Afinal, a distinção acaba atribuída ao japonês Kenzaburō Ōe.

 

Descubra estas e outras histórias surpreendentes na biografia de Miguel Real e Filomena Oliveira, As 7 vidas de José Saramago, já nas livrarias (Edição Companhia das Letras).

Partilhar:
Outros artigos: